quinta-feira, junho 04, 2009

Figuras degradadas

As "figuras gradas" do PSD que estiveram ligadas ao BPN, afinal, também estavam dispostas a cooptarem outras gradas figuras, na área mais pacífica onde Vital Moreira come e bebe ética e moralidade.

No começo da década, altura em que Cavaco Silva entregava as poupanças da família à guarda dos futuros arautos da "roubalheira", um mail entre pessoas de bem, recomendava certos nomes para certos lugares.

Segundo o Público on line:

"Abdool Vakil, então presidente do Banco Efisa, sugeriu a José Oliveira Costa, no início da década, a pedido deste e segundo critério definidos pelo ex-presidente da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), um conjunto de nomes do universo do Partido Socialista (PS) para integrarem os órgãos sociais do Efisa, a instituição financeira que funciona como braço de investimento do Banco Português de Negócios (BPN).
Apesar dos vários nomes do universo socialista sugeridos por Vakil a Oliveira Costa, apenas José Lamego, Augusto Mateus e Guilherme Oliveira Martins chegaram a assumir funções, mais concretamente, no conselho superior do Banco Efisa.

O e-mail enviado a Oliveira e Costa por Vakil e que agora é matéria reservada à Comissão de Inquérito Parlamentar à supervisão ao BPN, foi trocado no início da década, quando era primeiro-ministro António Guterres.

O e-mail de Abdool Vakil para Oliveira Costa

Meu caro,

No tocante a este assunto, para além do nome que sugeriu que foi o do Doutor Oliveira Martins que julgo não ser o mais provável porque não é para Presidente, lembrei-me de alguns outros nomes que lhe submeto para uma apreciação prévia e para estabelecermos uma hierarquização para que eu possa então seguir a lista por essa ordem.

Os nomes que me ocorrem dentro do critério que foi definido são:

Vera Jardim - advogado com nome na Praça, Deputado pelo PS e ex-Ministro da Justiça; muito próximo do actual PR (e também amigo do Neto Valente dado que este foi há anos colega do escritório Jardim, Sampaio e Caldas);

João Cravinho - nome bem conhecido, Deputado do PS e ex-Super Ministro do Equip Social, etc, conheço-o bem, já fez o favor de dar alguma colaboração ao Banco Efisa a título gracioso porque quando saiu do governo achou que não devia logo trabalhar para o banco que era prestador de serviços ao Ministerio que comandou. Entretanto, como isso já foi há algum tempo, pode ser que já possa aceitar. (Disse-me na altura que tinha aceite um lugar no Conselho Consultivo do Banco do Rendeiro).

Prof. Augusto Mateus - PS muito bem inserido na máquina do Partido ; ex-Ministro da Economia; meu antigo aluno e com quem tenho excelente relação.

Dr. Fernando Castro que foi Ch de Gabinete e ao que se diz o Mentor do então Ministro Pina Moura, muito bem inserido dentro dos meios políticos onde se move com muita discrição mas com grande eficácia. Dou-me bem com ele; veio há dias almoçar comigo ao banco; está de momento ligado à General des Eaux em Portugal.

Alberto Costa - Deputado pelo PS, advogado e muito ligado ao António Vitorino com quem também me dou bem. Foi Ministro da Administração Interna e é também uma pessoa discreta.
Também o Mário Cristina de Sousa poderia ser um bom nome mas está neste momento ligado à CGD e daí que, mesmo sendo um bom amigo, não possa. Mas fica aqui como uma mera sugestão mas que não me parece viável.

Podemos falar sobre este assunto quando entender conveniente."

Vital Moreira depois de dar tiros no pé, começou a disparar para o escuro. Agora, o pistoleiro da mordaça. atingiu quem não esperava...

7 comentários:

Wegie disse...

"...existe uma regra de ouro nestes “negócios” em Portugal: é que sempre são feitos em tandem entre gente do PSD e do PS."

José Pacheco Pereira in Sábado

Este defende a legitimidade deste tandem...

Rebel disse...

Eles podem travestir-se com camisolas diferentes, mas são praticantes da mesma modalidade!

joserui disse...

Eu acho piada é estes assuntos andarem nos jornais e nos blogues e toda a gente falar deles. Aquilo que é há décadas "conversa de café" discute-se agora em todo o lado com transcrição de e-mails e tudo. E aprende-se como se faz. E as belas ligações universidade - política - economia. Consequências zero.
Enquanto estes figurões não tiverem bem seguro o dinheiro que têm no BPN, os pequenos contribuintes vão continuar a pagar.
Mas sobre Vital Moreira, Ana Gomes e o PS em geral, o que lhes falta em discrição, sobeja em hipocrisia e sem vergonha. E a brincar e a rir, o Freeport está em descanso. -- JRF

Tino disse...

Veja o semanário "O Diabo".

O Vital foi outra vez brindado.

Mani Pulite disse...

Essa lista do sabidão do Vakil integra uma parte das verdadeiras Flores do Lixo do PS provenientes das melhores estufas do aterro da Cova da Beira.

JC disse...

Espero que logo a MMG fale disto no seu "telejornal".

Rebel disse...

Aqiilo a que acho graça é o PR vir a público afirmar que nunca teve acções do BPN. Nem as podia ter tido porque o Banco é pertença da SLN. E da SLN ele teve acções, havendo até quem afime que o valor de venda das ditas foi mais que sobrevalorizado. Não só as dele, como as da filha.
Não somos hindus, mas temos vacas sagradas...