quinta-feira, março 21, 2013

Calma! Vamos ouvir falar de corrupção a um indivíduo que vem de França...

R.R.:

O chefe do Governo anterior, José Sócrates, vai comentar a actualidade, a partir de Abril, num programa semanal na RTP.

A notícia é avançada na edição desta quinta-feira do “Diário de Notícias”, segundo a qual Sócrates vai ser um dos elementos do novo painel de comentadores, do qual fará também parte o social-democrata Nuno Morais Sarmento.

O jornal adianta que o antigo primeiro-ministro não vai receber qualquer retribuição financeira directa, mas desconhecem-se os termos concretos do acordo estabelecido com a televisão pública.

José Sócrates deixou Portugal em 2011, quando perdeu as eleições para o PSD, e tem vivido em Paris. Desde 1 de Janeiro que exerce o cargo de presidente do conselho consultivo da farmacêutica Octapharma para a América Latina, tendo sido escolhido pelo seu "conhecimento profundo" da região e pela sua "vivência com os problemas de saúde pública", segundo comunicado da empresa.

O seu Governo pode voltar a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de tráfico de influências no âmbito do processo Face Oculta, num caso ligado à margem de lucro das farmácias.

De acordo com o jornal “i”, numa notícia divulgada em Março, o actual Executivo terá entregado ao Ministério Público, no final do ano passado, documentação sobre a eventual pressão exercida pelo presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), João Cordeiro, sobre o socialista Armando Vara para pedir a José Sócrates que aprovasse legislação que repusesse a margem de lucro das farmácias em 20%. A alteração aconteceu em Março de 2010. 


A absoluta falta de vergonha de quem manda na RTP, neste caso singular, é paradigmática do que aconteceu ao país. Um indivíduo que fez o que fez, politicamente, passados escassos dois anos, volta de Paris, onde se encontra a estudar não se sabe bem o quê, sendo agora consultor de não se sabe exactamente o quê e ganhando a vida não se sabendo exactamente como, para intervir outra vez abertamente na política nacional e assim ganhar visibilidade e relevo político que de outra forma não conseguiria. Isto é um frete aberto, claro e obsceno.
A RTP, evidentemente, cedendo a solicitações externas porque não lembra ao careca convidar uma pessoa assim sem ser através de pressões diplomáticas da política nacional, convida o indivíduo que ainda não prestou qualquer conta do que fez ao país, para comentar a actualidade, com outro prócere destas andanças, sócio de capital da PLMJ ( depois de ter sido sócio de indústria e ter alcançado o lugar após sair de um governo) e outro exemplo da falta de vergonha nacional erigida como paradigma de comportamento político.
Isto é demais. Quem convidou esta gente para comentar a política nacional devia ser despedido com a justíssima causa de ser incorrigível. Esta gente que nos afundou politica e economicamente não pode ser branqueada assim, sem mais e quem os convida para tal não tem a mínima noção da situação em que nos encontramos.
A RTP devia ser privatizada porque este tipo de serviço é obsceno e revela o que de pior se alcançou na estação pública de tv. O DN fala num tal Paulo Ferreira. Quem é este indivíduo e que fez para fazer o que agora fez? Como é que esta gente chega a cargos de poder na informação?  O que é que Relvas tem a ver com isto?
Inacreditável.

38 comentários:

Rui disse...

José não concordo nada consigo. Goste-se ou não José Sócrates foi primeiro ministro deste país nos últimos 6 anos.

Se cometeu ilegalidades ou não cabe ao sistema de justiça português investigar e condenar caso seja o caso. Afinal é para isso que têm salario certo ao fim do mês e reforma (ao contrário de tantos outros portugueses...). Não é a RTP que tem de condenar ou deixar de condenar alguém.

Do ponto de vista informativo acho muito mais interessante ouvir o que José Socrates (seja ele criminoso ou não) tem para dizer do que por exemplo o Marcelo. Se a RTP ainda por cima conseguiu isso de "graça" então acho muito bem.

josé disse...

Não concordo porque primeiro é preciso prestar contas e não são apenas políticas que essas já foram ( mal) prestadas.

O que este indivíduo traz consigo é algo que Portugal não devia presenciar no momento que atravessa.

josé disse...

A política não deve ser feita assim porque é exactamente esse efeito deletério de não ligar a fenómenos gravíssimos que nos conduziu aqui.

A anomia é o resultado disso. A ausência de pudor político e a ausência de memória de uma decência mínima.

Esse indivíduo não tem a decência mínima. A mais mínima das mínimas.

josé disse...

Enfim, fico por aqui nos comentários sobre isto.

Rui disse...

José, já vi que este assunto mexe consigo a nível emocional, assim como com a maioria dos portugueses, especialmente os que são funcionario publicos, mas sinceramente não gostava de ir por aí.

Agora, se me permite eu faço uma pergunta, porquê toda a animosidade contra sócrates ir fazer uns comentáriozecos na RTP, e aceitar pacificamente que o Cavaco (com um círculo de amigos todos envolvidos no BPN, o maior crime nacional) continue sem prestar contas?
Não são situaçoes semelhantes?
Porque é que o Sócrates fazer uns comentarios da treta na RTP é um "ai jesus" e um cumplice dos maiores criminosos do país é aceite como algo pacífico?
Afinal objectivamente o que é que o socrates fez de tão errado, que o Cavaco não tenha feito?

Rui disse...

"Não concordo porque primeiro é preciso prestar contas e não são apenas políticas que essas já foram ( mal) prestadas.
"
mas não facilitará o contacto televisivo que estas contas sejam prestadas? Lá em Paris é que só o correio da manha tem coragem para investigar a vida...

Unknown disse...

Sócrates tirou férias para cursar filosofia e recuperar as energias consumidas durante os seis anos na fabricação da bancarrota. Nada que o luxo francês não possa ter ajudado.
Recuperado o ânimo para falar ao país sobre a sua obra, sobram-lhe agora disposição e tempo para subir ao palanque da RTP e dar conselhos de como se deve gerir o Portugal-Maravilha que ele tão generosamente nos deixou.

Alheios a tais irrelevâncias, jornalistas devotos estarão certamente prontos para formular perguntas amigas no momento certo, às quais Sócrates responderá sem esquecer quem sonha ser Sócrates quando crescer e lembrar aos que de vez em quando fingem não saber, quem manda no partido e quem obedece.

E não será seguramente, Seguro, (esta foi irresistível) como já disse Pedro Silva Pereira, o clone que ficou por cá, porta-voz dos desejos, vontades do maior governante desde as caravelas.

Sócrates já notou que Seguro aprendeu a errar sozinho. Mas continua a fazer o que pode para o ajudar a aumentar o acervo. Se a resistência democrática não obstruir o caminho aos amigos da bancarrota, Portugal pode produzir mais uma prova de que, por aqui, o que está muito mal sempre pode ficar ainda pior.
O que pode ser pior do que Seguro depois de Sócrates? Sócrates depois de Seguro?

muja disse...

Este Rui deve ser totó...

Mas que contas é que ele vai prestar no programa televisivo???

Quem lhas vai pedir? O gabiru que o deixou entrar, não??

O que vai acontecer é simples: o marmanjo vem, aparece, fala, e em três tempos estará reabilitado "politicamente" para se candidatar a qualquer coisa. Com sorte ainda entra pela calada a deputado, ou ou qualquer tacho que lhe arranjem por aí, enquanto prepara o terreno.

Existe o que se chama "lavagem de dinheiro".
Isto é o mesmo só que com filhos da puta em vez de cacau. E a expensas do contribuinte, claro...

Esta merda já só a chumbo...

Kaiser Soze disse...

ele nao e burro...aproveita a incompetencia e falencia do governo para se reabilitar.
uma vergonha para a qual o governo contribui, mais uma

Rui disse...

tótó porquê mujahedin?

Explique-me lá por favor em que é que o cavaco é melhor do que o socrates? porque é que o cavaco ser presidente da republica é perfeitamente normal, agora o socrates ser comentador a titulo gratuito é incorrecto?

Quanto às perguntas dos jornalistas.mas o governo é psd ou ps? supostamente o psd não devia controlar os jornalistas que o irao entrevistar? ou acha que é lá em paris que se vai levantar o véu sobre os 300 milhoes em offshores?

miguel disse...

Há algum tempo falava-se da vontade da criatura em ser PR.
A RTP pode ser o palanque certo para começar a campanha.
Com o auxílio de uma imprensa "amiga",com a desastrosa incapacidade de comunicar dos partidos do centro e a sua rematada falta de vergonha,ainda vai conseguir.
Soares já deu sinais de insatisfação sobre a liderança do oco Seguro.
Se isto continua,os tribunais ainda fazem mossa no gang.Há que apear já o governo e entregar os comandos do aparelho judicial a mãos amigas.

Unknown disse...

O pesadelo que Sócrates nos legou, deveria ser penosamente pedagógico. Iluminou porões e sótãos cuja devassa permitiu ver com perturbadora nitidez o que foi o Portugal da mediocridade, da falta de vergonha no poder. Sócrates prepara-se para regressar e absolver-se de incontáveis pecados. Está em liberdade e acaba de ser premiado com um emprego de comentador na televisão do Estado. A acrescentar ao que nos deixou, ainda vai desferir mais essa bofetada no rosto do país. Rodeado de amigos, vai sentir-se outra vez em casa.

A sorte de Sócrates é ser português. Num mundo mais civilizado, qualquer figurão com o seu currículo correria o risco de perder o direito de ir e vir. Em Portugal, não perde nem emprego.

hajapachorra disse...

A rtp enterrou-o bem, sem querer, claro: a petição que está na net em 3 horas já passou as 20 mil assinaturas...

muja disse...

Bom, para começar, um é PR e o outro não é nada.

Enfiar um PR na cadeia, enquanto PR, não me parece empresa fácil... Na verdade, nem sei que espécie de mecanismo existe para interromper o mandato de PR, seja porque motivo for.
Já depois de deixar de ser PR, o caso muda de figura... digo eu, mas o José poderá com certeza elucidar.

Já quanto ao outro ser comentador a título gratuito, o "gratuito" é muito relativo... Pode não ser a troco de dinheiro, mas será de facto gratuito? E não paga o contribuinte as emissões do programa? O mesmo contribuinte que vai ter de pagar a governação criminosa do indivíduo e Cia. Lda. Quer-se dizer: paga a merda e as fraudes que ele cometeu e agora ainda paga para o ver entrar pela casa adentro, todo ticoso, afectado e ensaiado, a debitar sabe-se lá que nojeiras da boca para fora??

Com tanta gentinha, tanto ignorante, tanto inútil que para aí há, e vão-me buscar o último Schettino desta porra?? A que título?? Com que propósito??

Estão a gozar na nossa cara. No sentido de gozar que lhe damos nós, e no que lhe dão os brasileiros....

JC disse...

Para os comentadores Ruis da nossa blogosfera, deixo a pergunta:

Se Salazar ou Marcelo Caetano fossem vivos, e a RTP os decidisse convidar para comentar a politica nacional, o que se diria?

E, note, estou a falar dos melhores governantes que Portugal teve desde que foi implementada a República, não de um vigarista qualquer que nos levou à bancarrota, com consequências que ainda não se percebeu exactamente quais vão ser.

lusitânea disse...

Os democratas o que gostam é de vendedores de banha da cobra.Disso e de passaportes para pobres africanos às centenas de milhar para nos enriquecerem depois da entrega de tudo o que tinha preto e não era nosso.As receitas são fassistas mas as despesas muito pugressistas.E pelos vistos ainda querem mais...

lusitânea disse...

Um país que foi tornado pobre por opção, por políticas deliberadas e muito folclore na mão de meros vigaristas.Porra...

zazie disse...

É fecharem a porcaria da rtp


Já assinei. Uma vergonha destas nem merece comentários.

José** disse...

Socrates = Berlusconi

Luis disse...

Parece-me que a "antiga" agência de comiunicação do governo socrates está a aquecer motores para branquear a actuação e imagem do pinóquio. O chefe dessa agência agora até tem mais tempo livre a leccionar no ISCTE, mas mantendo os seus contactos naqueles serviços pouco discretos.
Do que é que o pinóquio vivia mesmo lá por Paris e por cá? Deve ter recebido herança de alguém ou então saiu-lhe o "el gordo".

Themistocles disse...

http://www.tomateemagazine.com/

Apresentamos a V.Exa a primeira revista 100% online de ideias políticas e culturais.

TOMATE e-magazine de ideias políticas e culturais

S.T. disse...

« Já assinei. Uma vergonha destas nem merece comentários.»

Velho que sou , risota será quando vir vinte e duas mil a sustentarem a contratção do novel pivot . Vai uma apostinha ?

:)

zazie disse...

Pois não digo, nada, não.

Mas, nesse caso, é bom ir lá ler os nomes.

Não é por nada, há gente a quem se deve esfregar a porcaria na cara, as vezes que for preciso, porque parece que não têm olfacto.

Manuel de Castro disse...

Não concordo que uma tv paga pelos contribuintes contrate indivíduos como o Sócrates para fazerem comentário político, económico ou social. Mas o que vale para Sócrates também deverá valer para Varas, Duarte Limas, Relvas, para gente que andou pelos BPNs, Freeports e andanças similares. Entendo que o dinheiro público deve servir para pagar o comentário de gente exemplar, impoluta e de sólida estrutura moral e ética.

Assinei uma petição que já ia em mais de 600.000 e não estou a pensar sintonizar a RTP se e quando o Sócrates falar. E também mudo de canal quando fala o Relvas, o Luís Filipe Menezes e gente desta estirpe. Se assim se fizesse em larga escala o share descida e as contratações ressentiam-se do facto.

Pável Rodrigues disse...

A rebeldaria é total. Mas isto é capaz de ser uma golpada do Relvas em conluio com o homem da RTP: o Sócrates todas as semanas no ecrã faz desaparecer o Seguro e os seus apaniguados.
A Pedro Passos Coelho só resta chamar o PR, o Seguro (enquanto durar) e mais o Paulo Portas e colocá-los perante o dilema:
- Ou deixam-se de fitas e apoiam publicamente o memorando que "subscreveram", ou apresenta a demissão do Governo.
E convém que seja já, pois ainda por cá teremos a TROIKA para impedir que o "Clube dos Críticos" - gente sedenta de benesses e riquezas - conduza de novo o País à bancarrota e, desta vez, já sem apelo nem agravo.

ADM disse...

Caro José,

Colocar as vítimas em contacto com o agressor só aumenta o ódio.

Provavelmente é esse o objectivo. É uma grande ideia.

É pena o programa não ir durar muito.

Já imaginou o delicioso conteúdo da secção «perguntas dos teleespectadores». Vai ser lindo.

ADM disse...

Caro JOsé,

AS TV generalistas estão a perder audiências de dia para dia. Acha que alguem vai ligar ao que diz Sócrates na RTP ?

OS canais tipo CMTV no MEO ou no Youtube irão proliferar. A comunicação social está a ser pulverizada a começar pelos jornais e chegará à TV. O seu blogue é muito mais importante, interessante, instrutivo do que N colunas de opinião do MSM.

Tenha calma. Vai ser lindo.

ADM disse...

Isto é uam grande jogada do PSD. E os tipos do PS ainda julgam que enganam papalvos com as lavagens cerebrais inspiradas nos rituais da IURD ou afins.

Lura do Grilo disse...

É um país sem vergonha e uma RTP bruta e doentia. Fechem aquele ninho socialista: é um bem para o país. Nem o aterra da Cova da Beira, pode albergar esta pestilência.

sts disse...

Ai aguentam,aguentam, disse o Olrik.O que hoje me ri.

sts disse...

O "inginheiro" vai explicar na "TV RURAL", como se apascenta a raça corneira.

A Mim Me Parece disse...

"O que pode ser pior do que Seguro depois de Sócrates? Sócrates depois de Seguro?"

Sócrates em vez de Seguro, parece-me.

hajapachorra disse...

Bem, o pobre do António Costa disse que foi má ideia... E a febre aftosa hoje dava-lhe razão, ele era o coelhone na SICn, o Silva Pereiro na TVIn, as ratazanas todas a entrar e sair do largo cujo... no fim vai sobrar o .... seguro, eh, eh, eh.

silviasantos2323 disse...

E Dias Loureiro também foi convidado para comentador politico da RTP:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/dias-loureiro-recusa-ida

Será que Morais Sarmento foi uma segunda escolha para debater com Sócrates, só feita após falhar, por enquanto, a contratação de Dias Loureiro?

Carlos disse...

"Cada povo, só tem aquilo que merece"

Kaiser Soze disse...

Desde ontem tem-se ouvido quase tudo sobre este regresso e, como é preciso encher chouriços, o pessoal começa a alucinar.

O Sócrates é um narcisista perigoso e, como todos os narcisistas deste tipo tem um séquito.
O séquito e o próprio julgaram (mal ao que parece) que a incompetência do Governo seria o suficiente para apagar ou, pelo menos, suavizar a responsabilidade do delegado de propaganda médica.
Enganaram-se.

Quanto à RTP a coisa parece-me um pouco mais complexa.
Ou estão, apenas, de olho nas audiências (caso em que podem ser bem sucedidos);
Ou decidiram mostrar à tutela que, neste quesito, quem manda são eles;
Ou, numa jogada estúpida como vem sendo hábito, a tutela julgou que mostrando o monstro a sua situação melhoraria.

rita disse...

Uma pouca vergonha!!!
A petição está com um "caudal" enorme :)

Zé Luís disse...

Já assinei a petição e sugeri outra: demitir o diretor de Informação da RTP.

Ouvi só ontem à noite a notícia, no carro, não pudera acompanhar as notícias do dia. Pasmei a ouvir as justificações do director de Informação da RTP.

Paulo Ferreira substituiu Nuno Santos como director de Informação. Foi Editor de Economia da RTP e, seguramente, nem faz ideia da Economia e muito menos como Portugal chegou onde está agora.

Se Nuno Santos foi despedido com justa causa e sem indemnização, devia fazer-se o mesmo com Paulo Ferreira.

Isto é o desvario completo.

A obscenidade do jornalismo televisivo