sexta-feira, abril 10, 2015

Causídicos que mediatizam processos...


Estes dois causídicos ( imagem da Lusa a anunciar conferência de imprensa daqui a bocadinho) são advogados de um recluso que se encontra em prisão preventiva desde Novembro de 2014, há quase quatro meses.

Durante esse período de tempo usaram já de todos os expedientes processuais, incluindo recursos ordinários e extraordinários como o habeas corpus, para sindicarem as decisões jurisdicionais tomadas por quem de direito e nos termos da lei. Perderam-nos todos.

Esta lei que devia ser igual para todos tem sido torpedeada algumas vezes em declarações públicas de um deles, no sentido de sindicar mediaticamente o resultado das decisões proferidas judicialmente, inclusivé por tribunais superiores.
A última vez que tal sucedeu foi num dia desta semana, num inenarrável programa da RTP1, animado por um tal Zé Pedro, muito contentinho da silva a prestar o microfone e a câmara ao dito cujo Araújo para o mesmo defender o seu constituinte, acolitado vivamente por aquele animador com riso de bico de pato.

Anteriormente, em entrevistas avulsas e a vol d´oiseau o mesmo Araújo disparou em várias direcções, inclusivè contra jornalistas a quem apelidou de "canzoada".

A defesa que faz do constituinte, fora do processo, e à revelia de todas as regras deontológicas, processuais e estatutárias,  torna-se patética porque já por mais que uma vez que aldrabou justificações, falseando a verdade de factos como o de o processo carecer dos mesmos para manter o constituinte em prisão preventiva, no que foi cabalmente desmentido pelo teor do acórdão de um tribunal superior e mesmo assim não se desmanchou. Sendo filho de um juiz, não percebe a função judicial e protestando respeito pela mesma, sapa tal declaração de intenções em cada  aparição pública difundida pelos media.

Veremos o que sai agora, tanto mais que vem acompanhado do parceiro pensador. E veremos principalmente o que vai fazer a Ordem dos Advogados para quem estes dois causídicos são como dois elefantes numa loja de porcelana chinesa.

E pronto! Lá disseram ao que vinham: acelerar o processo e mais uma vez mistificar factos fora do processo, para confundir as pessoas que são crédulas. Tudo o que a deontologia devia proibir e obrigar a Ordem a agir. Mas não agirá...

Agora, o Delille também já se juntou a dançar o vira e a cantar o solidó:
 
Pedro Delille disse ainda que  justiça portuguesa está "refém" deste processo e que Sócrates esta preso por um crime que não existe: "enriquecimento ilícito".
A defesa de Sócrates acusa o Ministério Público (MP) português de ter retido propositadamente durante um ano a carta rogatória das autoridades suíças.

ADITAMENTO em 11 de Abril:

Ontem num programa de tv que congrega os comentários de Paulo Morais e Marinho e Pinto, aquele disse publicamente que José Sócrates tem que explicar a origem do dinheiro que usufruiu por conta de um amigo, por causa deste ter sido administrador de uma sociedade que foi favorecida em muitos milhões de euros enquanto aquele foi primeiro-ministro.
Marinho e Pinto concordou, mas apenas na parte da responsabilidade política. Na penal, não. Nesta parte, a explicação caberá a quem acusa...
Paulo Morais sugeriu que José Sócrates é um corrupto, Marinho e Pinto concordou. Porém, só com decisão transitada em julgado o poderá ser...caso contrário teríamos a repristinação dos processos que condenaram por exemplo um Thomas More, em que um acusado que não fale é condenado. Marinho dixit...Morais perguntou se era a mesma coisa, um caso e outro, Marinho embatucou e continuou na sua.

Este Marinho é um ponto...


9 comentários:

Luis disse...

Este é mais um que está convencido que defender é torpedear a lei para que esta não possa responsabilizar o seu cliente das pilantrices cometidas. Este é um que manda jornalistas tomar banho, mas ele é que tem um ar sebento. Sebento na imagem e sebento no linguajar.
Então aquele cabelo...

Floribundus disse...

estes 'sinhuores' recordam-me a oxitocina

«La oxitocina (del griego ὀξύς oxys "rápido" y τόκος tokos "nacimiento") »

« Ocitocina ou oxitocina é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado(a) na Neuro-hipófise posterior (Neurohipófise) ,que tem a função de promover as contrações musculares uterinas e reduzir o sangramento durante o parto, para estimular a liberação do leite materno, para desenvolver apego e empatia entre pessoas, para produzir parte do prazer do orgasmo, mas que também produz medo do desconhecido »

BELIAL disse...

um pantomineirote patusco que (ab)usa da fantasia pitoresca.

Lá vai desfrutando e sacando à vara larga.

Faz ele bem: quem "rouba" a l...

Floribundus disse...

apareceram no noticiário da rtp1 das 20h, anti-contribuintes, tal como todos os outros

tinha ar de frete da parte de todos os intervenientes

não atribuo grande importância ao passado porque a nossa memória, a minha pelo menos, o deforma

a desordem dos advogados comporta-se,
como lhe compete,
na qualidade de soviete

Zé Luís disse...

mais montinho que cagou nos ratinhos

zazie disse...

Um Thomas More

ahahahahaha

josé disse...

É o tipo conta aquilo como se fosse uma verdade indiscutível. O Morais nem sabe bem como foi, mas lá pergunta. O resto dos espectadores ficam a pensar que afinal o processo penal inglês do século de More ( que nem sabem quem seja) era hediondo porque arguido que se calasse, ficava sem cabeça.

É assim este palerma do Marinho e toda a gente o acha capaz de ser protagonista televisivo. Entretanto, o tipo com estas e outras aleivosias vai empochando uns milhares de euros...

zazie disse...

AHAHAHAHA

Mas é que há-de ser isso mesmo. Nem sabem qual o século e o patusco diz bacoradas destas enquanto o carcanhol está entrar para o bolso

AAA disse...

Bem conseguida a foto no DN sobre este assunto. O Araújo se não existisse tinha que ser inventado :)

A obscenidade do jornalismo televisivo