Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A Esquerda que predominava em 1969

Ainda a propósito de Mário Dionísio estes recortes da revista Vida Mundial mostram a importância que se dava na época a alguém definido ( por Augusto Abelaira) como um "romancista sem romances".

A entrevista apareceu em 26.9.1969 num número especial dedicado às eleições de 1969, em que se destacava amplamente o papel da oposição ao regime de Marcello Caetano.


Quanto às eleições desse ano e ao papel reservado à então Oposição talvez valha a pena mostrar os nomes dos que assistiram ao encontro em Leiria dos representantes dessa Oposição, capitaneada por um certo Vasco da Gama Fernandes que depois foi presidente da AR.
Curiosamente queixavam-se da Censura, e com razão, mas deixaram desta vez a imprensa "de fora". Fecharam-lhe a porta...


E também como se reportava em Junho de 1971 a actividade bombista de certos piratas revolucionários, clandestinos e percursores das mortáguas.


Aliás, em matéria de tretas na capa da revista não houve míngua delas, em 1969: tudo gente de bem e de esquerda...liberal.


A revista do ano da imprensa também se figurava cosmopolita...


3 comentários:

Floribundus disse...

dionisio e abelaira escreviam umas merdas

tinha uma carta de Cortesão sobre documentação

em 51 estive em casa de António Sérgio com o grupo de alunos da Fac de Ciências a quem dedicou as Sartas de Problemáticas

estas escassas leituras foram tempo perdido

procurava ser eu
e nunca fui.

fica para a próxima hominização

hajapachorra disse...

percute, percute, que percute bem

josé disse...

É sempre o mesmo erro, mas fica para ver se aprendo.